O texto sobre a pesquisa como eixo de formação docente, nos traz muitas reflexões sobre a formação de professores-pesquisadores. Os autores do texto ressaltam que apesar de reconhecerem a importância dos pesquisadores brasileiros no âmbito educacional, pouco tem sido os efeitos destas pesquisas no interior das escolas. Sendo assim eles questionam o papel do professor em tais pesquisas. Concordo com os autores quando eles ressaltam que o professor não deve ser somente um consumidor passivo dos conhecimentos produzidos pelos pesquisadores acadêmicos, mas construírem uma parceria na construção das mudanças que desejam realizar no interior da escola. Tanto o professor como o aluno quer ser reconhecido no texto teórico, não se sentindo negado pelo mesmo. o texto nos deixa claro que a pesquisa não pode ser realizado somente por um fim em si mesma, mas a pesquisa deve ser um espaço de questões que alimentam a necessidade de saber mais e construir novas formas de percepção da realidade, visando a possibilidade de recuperar o fazer pensado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Thiara!
ResponderExcluirSeu blog está muito bom!Concordo também com as autoras sobre as pesquisas brasileiras e que pouco servem para ajudar o nosso atual cénário educativo, temos ainda em pleno século XXI uma escola excludente, formando analfabetos, analfabetos funcionais e iletrados.
Pois é menina... esse é o nosso desafio. Deixar de ser consumidor de saberes dos outros e nos autorizar a produzir. O blog é um pequeno exemplo dessa prática.
ResponderExcluirBJ