terça-feira, 1 de junho de 2010

O período de observação: Diagnóstico


O período de observação compreende a 1ª etapa do estágio. É o momento no qual teremos o primeiro contato com a escola campo onde será desenvolvido o estágio. A etapa da observação foi distribuída em cinco dias, com carga horária de 20 horas, e nesses dias tivemos a oportunidade de observar as condições do espaço físico, as relações entre os alunos e professores e demais profissionais da instituição, relações ocorridas no portão da escola, bem como a prática pedagógica utilizada pela professora regente da sala a qual realizaremos a intervenção. Realizamos também entrevistas: com direção, gestão escolar e coordenação.
Sendo o estágio uma fase de aproximação e intervenção na realidade, o diagnóstico é de fundamental importância para o estagiário. Segundo Libâneo (2001 apud LIMA, 1992 P.21) “Diagnóstico consiste no levantamento de dados e informações para se ter uma visão de conjunto das necessidades e problemas da escola e facilitar a escolha de alternativas e solução.” Sendo assim o diagnóstico requer um olhar cuidadoso, pois é a partir dele que traçaremos os objetivos a serem alcançados durante o estágio.
Dessa forma através do diagnóstico feito na escola campo, podemos perceber que de forma geral o que existem são alunos em fase de alfabetização, alunos de diversos níveis de desenvolvimento tanto da escrita como da leitura, matriculados no quarto ano do Ensino Fundamental I. Mais um reflexo do modelo atual de educação em grande parte do nosso país. São alunos que requer um acompanhamento individual para que possam avançar em sua aprendizagem.


LIMA, Maria Socorro Lucena. Uma grande caminhada começa com o primeiro passo – o diagnóstico da escola. In: Dialogando com a escola. Fortaleza: Demócrito Rocha, 1992.


Um comentário:

  1. Eu não quero trespassar de vivenda. – Ajuntado adverbial de negação. Treinei bastante para este dia. – Anexo adverbial de intensidade. Varias vezes a condição que o adstrito adverbial ora transmitir é muito clara, porém isso não é regra. Nem continuamente a dedução é tão obvia, e também raramente um mesmo adstrito expressa mas de uma condição. Segue uma lista de circunstâncias que podem ser expressas pelos adjuntos: Asseveração Incerteza Objeto Meio Companhia Licença Matéria Exigência Instrumento Causa Intensidade lugar Tempo Modo Negação Obs: Nas locuções adverbiais, é preciso ter muita atenção com à preposição utilizada. A variáveis da preposição é possível que mudar toda a condição expressa pela locução.Exemplo: “Vim do trabalho” e também “Vim para o trabalho”. Um e outro expressam uma situação de lugar, porém o primeiro sinaliza origem (“do”) e também o segundo aponta fado (“para o”).  Adstrito adnominal  Os substantivos na construção da redação perfeita no Enem 2018 em uma prece podem encher mas de uma função sintática, porém independente de que seja, este é possível que ser caracterizado por um ou mas adjuntos adnominais. Esses adjuntos assumem uma função adjetiva, podendo ser formados por adjetivos e também numerais, pronomes e também locuções adjetivas. Esse termo da reza é possível que ser facilmente embaraçado com outros 2: o predicativo e também o complemento nominal. Apesar da semelhança, eles têm funções diferentes e também podem ser identificados na própria prece.  Exemplos: Os seus últimos relatórios mensais ficaram bons. Eles eram cientistas do governo. O médico lindo chamou você. Adjunto  Adjunto é um termo que possui uma função de aumento, explicação, desenvolvimento ou extrato do significado e também teor de um outro termo. O núcleo do adjunto é continuamente uma termo substantivada ou um próprio substantivo, geralmente realçado por pontuações (virgula ou 2 pontos). A sua classificação está como a relação que estabelece com o termo aludido.

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