terça-feira, 1 de junho de 2010

O período de observação: Diagnóstico


O período de observação compreende a 1ª etapa do estágio. É o momento no qual teremos o primeiro contato com a escola campo onde será desenvolvido o estágio. A etapa da observação foi distribuída em cinco dias, com carga horária de 20 horas, e nesses dias tivemos a oportunidade de observar as condições do espaço físico, as relações entre os alunos e professores e demais profissionais da instituição, relações ocorridas no portão da escola, bem como a prática pedagógica utilizada pela professora regente da sala a qual realizaremos a intervenção. Realizamos também entrevistas: com direção, gestão escolar e coordenação.
Sendo o estágio uma fase de aproximação e intervenção na realidade, o diagnóstico é de fundamental importância para o estagiário. Segundo Libâneo (2001 apud LIMA, 1992 P.21) “Diagnóstico consiste no levantamento de dados e informações para se ter uma visão de conjunto das necessidades e problemas da escola e facilitar a escolha de alternativas e solução.” Sendo assim o diagnóstico requer um olhar cuidadoso, pois é a partir dele que traçaremos os objetivos a serem alcançados durante o estágio.
Dessa forma através do diagnóstico feito na escola campo, podemos perceber que de forma geral o que existem são alunos em fase de alfabetização, alunos de diversos níveis de desenvolvimento tanto da escrita como da leitura, matriculados no quarto ano do Ensino Fundamental I. Mais um reflexo do modelo atual de educação em grande parte do nosso país. São alunos que requer um acompanhamento individual para que possam avançar em sua aprendizagem.


LIMA, Maria Socorro Lucena. Uma grande caminhada começa com o primeiro passo – o diagnóstico da escola. In: Dialogando com a escola. Fortaleza: Demócrito Rocha, 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário