O período do nosso estágio aconteceu nos dias 03 à 26 de maio 2010 tendo carga horária de 90 horas. Esse é o momento que esperamos com muita expectativa, ansiedade e ao mesmo tempo, certa insegurança. No meu caso, a primeira vez que iria estar numa sala de aula no ensino fundamental I. No primeiro dia de regência tive a vontade de bater a porta da sala e voltar para casa, quando me deparei com uma sala em que os alunos pareciam “não notar” sua presença. Parecia que você estava falando sozinha. Daí começou aparecer as interrogações: Será que eu vou conseguir dar conta? Por onde começar? Então chegando em casa li uma mensagem que a nossa professora de estágio, Socorro, nos deu de boas vindas ao mesmo. E o trecho que me chamou a atenção foi este: “Um Problema pode ser um muro em sua vida, mas também pode ser uma ponte... O muro impede, a ponte permite a travessia. Em suas mãos estão os materiais para a construção, que são os fatos da vida e sua reação diante deles. O que vai construir: um muro ou uma ponte?” Então resolvi optar pela ponte, fazer a travessia.
A primeira semana não deixa de ser um “choque com a realidade” por mais que estamos cientes de como são as escolas públicas, o encontro presencial com essa realidade não deixa de nos impactar. Conforme o texto lido (Choque com a realidade), “a entrada de um adulto jovem na carreira docente, numa sociedade em mudança, é difícil, conflituosa e, por vezes, frustrante...” é o encontro com modos e culturas diferentes, sem falar da sensação de estranhamento, como se você estivesse sendo um intruso sabe. É não é nada fácil.
A primeira semana não deixa de ser um “choque com a realidade” por mais que estamos cientes de como são as escolas públicas, o encontro presencial com essa realidade não deixa de nos impactar. Conforme o texto lido (Choque com a realidade), “a entrada de um adulto jovem na carreira docente, numa sociedade em mudança, é difícil, conflituosa e, por vezes, frustrante...” é o encontro com modos e culturas diferentes, sem falar da sensação de estranhamento, como se você estivesse sendo um intruso sabe. É não é nada fácil.
Oi Thiara,
ResponderExcluirQue bom que vc fez a opção pela ponte. Como debatemos em sala de aula, o choque com a realidade na formação inicial faz parte do processo de construção da identidade docente. Parabéns pela superação de tantos obstáculos.
Beijos,
É inegável que encontramos desafios mil em sala de aula. Fico feliz que guerreiros como você ainda não desistiram. Parabéns. Leia mais aqui
ResponderExcluirFiz uma colocação e quero corrigir. Não gosto de chamar os professores de guerreiros. Eles são, na verdade, mestres como digo aqui.
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